domingo, 31 de março de 2013

CONCEITOS GEOMÉTRICOS


                   

A história da Geometria:

O termo "geometria" deriva do grego geometrein, que significa medição da terra (geo. =terra, metrein =medição).

Sabe-se que os babilônios, povo que habitava a Mesopotâmia obtenha um conhecimento geométrico considerável desde 2.000anos a.c e que no Egito por volta de 1300 a.c geometria era desenvolvida por agrimensores que a usava para medir terrenos, construtores recorriam à geometria para erguerem suas edificações. As grandes pirâmides próximas ao rio Nilo dão uma demonstração de como os egípcios conheciam e sabiam utilizar a geometria.

Por volta de 600 a.c filósofos e matemáticos gregos, entre os quais podemos citar Tales de Mileto e Pitágoras passaram a sistematizar os conhecimentos geométricos, porém era puramente experimental Ou seja, sem que houvessem qualquer cuidado com os princípios matemáticos que regiam os conhecimentos geométricos. Foram então os gregos os primeiros a introduzir o raciocínio dedutivo.

A geometria realmente se desenvolveu na cidade de Alexandria com o matemático grego Euclides que fez com que a cidade se torne o centro mundial da geometria por volta de 300 a.C.

Para Euclides a geometria era uma ciência dedutiva cujo desenvolvimento partia de certas hipóteses básicas como: os axiomas.

Euclides reuniu seu trabalho sobre geometria em 13 livros, intitulado de ‘Elementos’, tudo que se sabe sobre a geometria em seu tempo. Esta obra tornou-se um clássico.
 

 
    SIMETRIA




Trabalhar com simetria auxilia o desenvolvimento das habilidades espaciais dos alunos e a percepção de posição e forma com atividades que unem a Matemática e Artes.
É uma oportunidade para desenvolver as diferenças entre figuras ,sendo uma maneira de relacionar conceitos geométricos ao dia a dia  dos alunos ,uma vez que a simetria pode ser facilmente observada na natureza e em obras de arte,entre outros elementos do cotidiano.

Para sabermos se uma figura é simétrica, precisamos observar se ao dobrarmos ela no eixo de simetria um dos lados cai bem certinho sobre o outro lado. O conteúdo da simetria deve ser contemplado em todos os anos das séries iniciais do ensino fundamental de maneira articulada e gradual.Confira essa atividade bastante divertida que pode ser feita em sala de aula.

MÁSCARAS SIMÉTRICAS
Organize os alunos em duplas,entregue a eles o material e oriente-os nas etapas a seguir:

MATERIAIS:
Tinta guache colorida.
Pincel.Elástico.
Tesoura.
Cartolina



1.Dobre a cartolina ao meio .
2.Coloque tinta guache de várias cores aleatoriamente sobre um dos lados da cartolina.
3.Em seguida ,dobre a cartolina novamente,pressionando com as mãos.
4.Depois que a tinta secar ,recorte uma máscara.Não esqueça de recortar o lugar com dos olhos.
5.Fure as laterais para fixar o elástico.

Essa atividade  é indicado para auxiliar no desenvolvimento de habilidades espaciais,como a discriminação visual,a percepção de posição de que a forma de uma figura não depende de seu tamanho ou de sua posição.Tais habilidades são importantes não simplesmente para o ensino de Geometria ,mas também para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita,inclusive no ensino dos numerais.

 Disponível em http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/85/artigo215236-1.asp




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