A
história da Geometria:
O termo "geometria"
deriva do grego geometrein, que significa medição da terra (geo. =terra, metrein =medição).
Sabe-se
que os babilônios, povo que habitava a Mesopotâmia obtenha um conhecimento
geométrico considerável desde 2.000anos a.c e que no Egito por volta de 1300
a.c geometria era desenvolvida por agrimensores que a usava para medir
terrenos, construtores recorriam à geometria para erguerem suas edificações. As
grandes pirâmides próximas ao rio Nilo dão uma demonstração de como os egípcios
conheciam e sabiam utilizar a geometria.
Por
volta de 600 a.c filósofos e matemáticos gregos, entre os quais podemos citar
Tales de Mileto e Pitágoras passaram a sistematizar os conhecimentos
geométricos, porém era puramente experimental Ou seja, sem que houvessem
qualquer cuidado com os princípios matemáticos que regiam os conhecimentos
geométricos. Foram então os gregos os primeiros a introduzir o raciocínio
dedutivo.
A
geometria realmente se desenvolveu na cidade de Alexandria com o matemático
grego Euclides que fez com que a cidade se torne o centro mundial da geometria por
volta de 300 a.C.
Para
Euclides a geometria era uma ciência dedutiva cujo desenvolvimento partia de
certas hipóteses básicas como: os axiomas.
Euclides
reuniu seu trabalho sobre geometria em 13 livros, intitulado de ‘Elementos’,
tudo que se sabe sobre a geometria em seu tempo. Esta obra tornou-se um clássico.
Trabalhar com simetria auxilia o desenvolvimento
das habilidades espaciais dos alunos e a percepção de posição e forma com
atividades que unem a Matemática e Artes.
É uma oportunidade para
desenvolver as diferenças entre figuras ,sendo uma maneira de relacionar
conceitos geométricos ao dia a dia dos
alunos ,uma vez que a simetria pode ser facilmente observada na natureza e em
obras de arte,entre outros elementos do cotidiano.
Para sabermos se uma
figura é simétrica, precisamos observar se ao dobrarmos ela no eixo de simetria
um dos lados cai bem certinho sobre o outro lado. O conteúdo da simetria deve ser contemplado em todos os anos das séries iniciais do ensino fundamental de maneira articulada e gradual.Confira essa atividade bastante divertida que pode ser feita em sala de aula.
MÁSCARAS
SIMÉTRICAS
Organize
os alunos em duplas,entregue a eles o material e oriente-os nas etapas a
seguir:
MATERIAIS:
Tinta guache
colorida.
Pincel.Elástico.
Tesoura.
Cartolina
1.Dobre a cartolina ao meio .
2.Coloque tinta guache de várias
cores aleatoriamente sobre um dos lados da cartolina.
3.Em seguida ,dobre a cartolina
novamente,pressionando com as mãos.
4.Depois que a tinta secar
,recorte uma máscara.Não esqueça de recortar o lugar com dos olhos.
5.Fure as laterais para fixar o
elástico.
Essa atividade é indicado para auxiliar no desenvolvimento de habilidades espaciais,como a discriminação visual,a percepção de posição de que a forma de uma figura não depende de seu tamanho ou de sua posição.Tais habilidades são importantes não simplesmente para o ensino de Geometria ,mas também para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita,inclusive no ensino dos numerais.
Disponível em http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/85/artigo215236-1.asp
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