sábado, 30 de março de 2013

PLANO DE AULA


TEMA PROPOSTO: A História e o Ensino dos Números Racionais.

 
 
OBJETIVOS:
  
  • Reconhecer situações em que são usados números fracionários
  • Ler e escrever números na forma fracionária
  • Representar quantidades com números fracionários;
  • Distinguir frações próprias, impróprias e aparentes.
  • Reconhecer que um número fracionário pode ser escrito por diferentes representações;
  • Comparar frações;
  • Reconhecer situações que apresentam raciocínio multiplicativo.
  • Reconhecer situações que apresentam raciocínio aditivo.
  • Levantar problemas e dificuldades quanto ao ensino e à aprendizagem dos números fracionários, refletindo sobre eles;
  • Apresentar uma proposta de introdução da representação numérica associada às frações; 
  • Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas;
  • Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico);
  • Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
  • Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;
  • Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;
  • Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares.
  • Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
  • Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

 
CONTEÚDOS:
 
No primeiro momento fora apresentado os PCN’S de Matemática ( 3º e 4º ciclos) e o segundo momento trouxe a história e o ensino dos números fracionários, onde será relatado a seguir:
 
Segundo Momento:

  • A importância da matemática;
  • A história dos números fracionários;
  • Vídeos sobre a origem dos números fracionários;
  • Os conjuntos dos números racionais;
  • Formas de apresentarem os números racionais;
  • Leitura de fração;
  • Modelo concreto;
  • Poesia sobre números fracionários;
  • Atividade sobre frações;

Material Utilizado ( Modelo Concreto) :
 
  • Papel branco (sulfite ou A4).
  • Hidrocor.
  • Cola branca
  • EVA colorido.
  • Lápis de cor.
  • Quadro-negro.
  • Piloto
  • Tesoura
  • Papelão
  • Cola quente
  • Pistola
  • Durex


Atividade (Modelo Concreto)
Reunir grupos com cinco componentes cada para a realização da atividade. Sendo que a mesma é elaborada pela distribuição de uma pizza confeccionada com EVA para cada equipe, onde é atribuída uma pergunta para que cada equipe possa responder. A sala será arrumada de modo organizado em que todos os componentes possam participar da referida atividade.

Será abordado o trabalho a ser realizado pela equipe, mostrando a proposta a ser realizada para que executem usando as pizzas feitas de EVA e que respondam as perguntas relacionadas ao assunto que foi explicado no seminário.

MÉTODOS:

 O seminário sobre os PCN’S de Matemática ( 5º a 8º) – 3º e 4º ciclos e a História e o Ensino dos Números Fracionários foi lecionada de maneira dinâmica e objetiva , mediante a exposição dos referidos assuntos via exposição oral , mas também empregado material digital( vídeos e imagens, apresentação de slides com data show) além de recursos instrumentais como o quadro negro e caneta.
 
AVALIAÇÃO:
  • Após a explanação do assunto e do modelo concreto para o ensino aprendizagem dos números racionais será distribuído à avaliação, de modo que espera que os alunos:
  • Apresente domínio das frações por meio da representação da pizza.
  • Identifiquem diferentes formas de escrever e ler as frações.
  • Expressem oralmente sua opinião na realização da atividade.
  • Perceba que a matemática está presente no cotidiano;

BIBLIOGRAFIA:

http://byrooney.blogspot.com.br/2009/10/atividades-ludicas-no-ensino-da_12.html

http://www.sbembrasil.org.br/files/fracoes.pdf

http://www.brasilescola.com/matematica/fracao.htm

http://www.youtube.com/watch?v=Z0Wcmr_xWj4

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf

http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-educar/ensino-fundamental/ensino-fundamental/fundamental-II/revistas/pcn%20-%20%20matematica.pdf

http://monografias.brasilescola.com/matematica/os-numeros-fracionarios-no-ensino-fundamental-historia-aplicacao.htm

http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=4028818B2DF3C7FD012DF63972ED63C3

Nenhum comentário:

Postar um comentário