sábado, 30 de março de 2013

ORDENAÇÃO DOS NÚMEROS NATURAIS NA RETA NUMÉRICA




EXEMPLOS DE ATIVIDADES LÚDICAS QUE PODEM SER 
UTILIZADAS NA SALA DE AULA



As atividades lúdicas como os jogos ,as brincadeiras entre outros,devem ser vivenciadas pelos educadores porque é um ingrediente indispensáveis no relacionamento entre as pessoas,bem como a possibilidade para que afetividade,prazer,autoconhecimento,cooperação,autonomia,imaginação e criatividade cresçam,permitindo que o outro construa por meio de alegria e do prazer de querer fazer e construir.

Ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico,estimular o pensamento independente ,a criatividade e a capacidade de resolver problemas.Como educadores ,devemos procurar diversas alternativas para envolver os alunos em sala de aula,estimulando a concentração,autoconfiança,organização e estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.

                                                                                                                                      Por Telma Palha



  • O TRENZINHO COLORIDO








Quando foi proposto criar uma atividade lúdica de ordenação de números naturais na reta numérica, imaginei diversas atividades para se trabalhar em sala de aula. Dentre várias escolhi uma atividade que acho bastante interessante para se trabalhar com os números.
Elaborei uma atividade que consiste em distribuir aleatoriamente os números confeccionados com EVA para os alunos sinalizar os vagões de acordo com a quantidade de ovos inseridos em cada vagão.
Nessa atividade pode destacar o posicionamento dos números em ordem crescente.
A aprendizagem através desse simples jogo permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e divertido.
Para o desenvolvimento da atividade deve-se contar primeiramente a história.

Atividade proposta por Telma Palha

Fonte : http://arterabiscoseletras.blogspot.com.br/2011/03/trezinho-numerico-da-dona-galinha.html


  • TIRA AO ALVO COM OS NÚMEROS NATURAIS











Prêmio:











Nome da atividade: Tiro ao alvo

Objetivo da atividade:
* Localizar e representar os números naturais na reta numérica.

Conteúdo:
* Números naturais
* Reta numérica

Desenvolvimento:
Para que o jogo tenha um referencial, uma reta será preenchida do número zero até o número nove onde cada numero será representado por um símbolo e duas retas estarão incompletas apenas com os números para que cada grupo preencha na medida em que retirar da Caixa surpresa o símbolo. Para que o jogo tenha maior dinamismo e objetividade o professor perguntará ao aluno sobre aquele símbolo que fora retirado da respectiva caixa, ou seja, caso o aluno pegue o símbolo   , que é representado pelo número 3 o professor mediará o jogo relacionando outro número da reta numérica perguntando se o número selecionado é sucessor ou antecessor daquele que foi preenchido na reta numérica. Para que o jogo discorra de forma proveitosa o aluno terá que ter o conhecimento prévio sobre o assunto citado. O Grupo que acertar o maior número de símbolos na reta numérica e responder a pergunta corretamente será o vencedor da prova.



Atividade proposta por Jessiane Pereira e Laís Santana.


  • O TRENZINHO DA DONA GALINHA








O trenzinho de Dona Galinha na reta numérica consiste em confeccionar um trenzinho de EVA ou papel com vagões . 
Os alunos devem colocar o número correspondente a quantidade de ovinhos. 
Para fixação colocar um velcro no vagão e nos números ,antes contar uma história em que a galinha foi passear ,mas deveria levar todos os ovinhos organizados nos vagões. 
Nós temos que ajudar a dona galinha a marcar a quantidade de ovos em cada vagão.O trenzinho possui 10 vagões distribuídos em quantidades de 0 á 9,distribui os números aleatoriamente para os alunos fixarem nos vagões de acordo com a quantidade de ovinhos.

Atividade proposta por Regina Silva

LOCALIZAÇÃO NA RETA NUMÉRICA.

Materiais usados:


    Tampinha Pet
    Numerais de 0 a 9 ou figuras diversas feitos de Eva.
    Cola de isopor
    Uma reta numérica feita em papel cartão/cartolina.


PÚBICO ALVO:

Esta atividade pode ser oferecida a crianças do ensino fundamental um (03 a 05 anos).

OBJETIVO DA ATIVIDADE:

Esta atividade é proposta para que as crianças possam ter um melhor conhecimento dos numerais naturais e ter uma breve iniciação nos estudos da reta numérica.

COMO EXECUTAR A ATIVIDADE:

 Consiste em colar os numerais nas tampinhas ou se preferi colar miniatura de desenhos nas tampinhas (lembrando que se usados desenhos deve-se ter vários com a mesma forma e também varias figuras diferentes nas tampinhas), depois mistura todas as tampinhas.
Dividi a sala em grupos e distribuir a mesma quantidade de tampinhas para cada grupo. Pedir que as crianças localizem na reta os números ou pode ser  pedido que eles  organize as tampinhas de duas em duas.
Se usar as tampinhas com as figuras pedir que eles efetue a soma dos desenhos iguais em seguida tente encontrar a quantidade equivalente na reta que deve ser de um tamanho que seja possível para as crianças localizem o numero correspondentes com mais facilidades.


Obs. depois as tampinhas com as figuras podem ser utilizadas como carimbos e só utilizá-las com tinta gauche não toxica própria para crianças
Atividade porposta por Jeane Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário