Trenzinho
O jogo enquanto ferramenta de aprendizagem vai se desenvolver de forma positiva, se o educador souber trabalhar adequadamente com ele.
É sabido que muitos vêem este tipo de atividade como atividade de disputa, onde há perdedores e ganhadores e uma grande parte dos docentes dissemina este conceito errôneo que se tem desta atividade. Quando se trabalha o corpo, a ludicidade e o jogo, desenvolvemos diversas potencialidades como a criatividade, o prazer, a interação entre as pessoas, a cooperação, entre outras.
O Trenzinho é uma forma bastante interessante e simples para se trabalhar em sala de aula.
Objetivo: O objetivo deste jogo é ensinar as crianças a localizar e representar os números naturais de 0 à 9 na reta numérica.
Material utilizado: Papel ofício e lápis de cor para confeccionar o
trenzinho.
Desenvolvimento da atividade:
1-
Desenha no papel um trem com 10 vagões e fixa no quadrado.
2-
Divide a sala em grupos de meninos e meninas e chama-se 5 representantes de
cada grupo.
3-
Escreve em pedaços de papeis números de 0 à 9 e coloca-os em ordem aleatória de
maneira que os alunos não vejam os números.
4-Cada
componente de equipe terá que pegar um número e (colocar) colar no vagão
correspondente, de modo que a ordem de 0 á 9 esteja correta.
5-
Vence a equipe, que de acordo com o numero que escolheu fizer a maior
pontuação. Para tanto, a cada número colocado no vagão o professor deverá somar
por equipe.
Obs: Os números colocados na ordem errada, será dado ponto a equipe oposta.
Por Nivalda Ferreira
A atividade é todo e qualquer movimento que tem como
objetivo produzir prazer quando se sua execução, ou seja, divertir o
praticante. A atividade lúdica também é conhecida como brincadeira.
A atividade lúdica de ordenação de números naturais na linha
reta de 0 a 20.
Desenvolvimento da Atividade:
Desenvolvimento da Atividade:
1.
Tracar uma reta no quadro ou numa folha de
cartolina e numera-lo de uma ponta a outra e marque o zero na extremidade
esquerda
2.
Dividir a sala em equipe
3.
Sorteie nº como se fosse um bingo e entregue-o
para um grupo de cada vez para marca-lo
na linha reta.
4.
As fichas devem estar devidamente numeradas.
Material Utilizado: Fichas, cartolina, hidrocor, quadro negro, giz.
Público Alvo : Crianças de 6 a 8 anos
Material Utilizado: Fichas, cartolina, hidrocor, quadro negro, giz.
Público Alvo : Crianças de 6 a 8 anos
Por Milena Agostinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário