domingo, 31 de março de 2013

ORDENAÇÃO DOS NÚMEROS NATURAIS NA RETA NUMÉRICA



                                            
                              Trenzinho

O jogo enquanto ferramenta de aprendizagem vai se desenvolver de forma positiva, se o educador souber trabalhar adequadamente com ele.
É sabido que muitos vêem este tipo de atividade como atividade de disputa, onde há perdedores e ganhadores e uma grande parte dos docentes dissemina este conceito errôneo que se tem desta atividade. Quando se trabalha o corpo, a ludicidade e o jogo, desenvolvemos diversas potencialidades como a criatividade, o prazer, a interação entre as pessoas, a cooperação, entre outras.
O Trenzinho é uma forma bastante interessante e simples  para se trabalhar em sala de aula.

Objetivo: O objetivo deste jogo é ensinar as crianças a localizar e representar os números naturais de 0 à 9 na reta numérica.

Material utilizado: Papel ofício e lápis de cor para confeccionar o trenzinho.

Desenvolvimento da atividade:

1- Desenha no papel um trem com 10 vagões e fixa no quadrado.

2- Divide a sala em grupos de meninos e meninas e chama-se 5 representantes de cada grupo.

3- Escreve em pedaços de papeis números de 0 à 9 e coloca-os em ordem aleatória de maneira que os alunos não vejam os números.

4-Cada componente de equipe terá que pegar um número e (colocar) colar no vagão correspondente, de modo que a ordem de 0 á 9 esteja correta.

5- Vence a equipe, que de acordo com o numero que escolheu fizer a maior pontuação. Para tanto, a cada número colocado no vagão o professor deverá somar por equipe.

Obs: Os números colocados na ordem errada, será dado ponto a equipe oposta.

Por Nivalda Ferreira









A atividade é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando se sua execução, ou seja, divertir o praticante. A atividade lúdica também é conhecida como brincadeira.
A atividade lúdica de ordenação de números naturais na linha reta de 0 a 20.


Desenvolvimento da Atividade:
1.       Tracar uma reta no quadro ou numa folha de cartolina e numera-lo de uma ponta a outra e marque o zero na extremidade esquerda

2.       Dividir a sala em equipe

3.       Sorteie nº como se fosse um bingo e entregue-o para um grupo de cada vez  para marca-lo na linha reta.

4.       As fichas devem estar devidamente numeradas.

Material Utilizado: Fichas, cartolina, hidrocor, quadro negro, giz.


Público Alvo : Crianças de 6 a 8 anos

Por Milena Agostinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário