domingo, 31 de março de 2013

PRINCÍPIO DAS GAVETAS ou PRINCÍPIO DAS CASAS DE POMBOS





Muitos problemas atraentes de matemática elementar exploram relações entre conjuntos finitos, expressas em linguagem coloquial. Parte de sua atração vem justamente do fato de que podem ser formulados e, muitas vezes, resolvidos sem recorrer a fórmulas ou a técnicas complicadas. Vejamos um exemplo simples ilustrativo desses problemas.
Exemplo: Qual é o número mínimo de pessoas que devemos reunir para que tenhamos certeza de que entre elas há pelo menos duas que fazem aniversário no mesmo mês? Solução: A resposta é 13. Se houvesse apenas 12 pessoas, seria possível que cada uma delas fizesse aniversário em um mês diferente. Com 13 pessoas, há , obrigatoriamente, pelo menos um mês com mais de um aniversário (se houvesse, no máximo, um aniversário por mês, o número de pessoas presentes seria, no máximo, 12). 

O argumento empregado acima é conhecido como PRINCÍPIO DAS GAVETAS (de Dirichlet) ou PRINCÍPIO DAS CASAS DE POMBOS. Um possível enunciado para este princípio é o seguinte: Se n objetos forem colocados em, no máximo, n ­– 1 gavetas, então pelo menos uma delas conterá pelo menos dois objetos. (Uma maneira um pouco mais formal de dizer o mesmo é: se o número de elementos de um conjunto finito A é maior do que o número de elementos de um outro conjunto B, então uma função de A em B não pode ser injetiva.) 
       (Paulo Cezar Pinto Carvalho – IMPA) Este princípio é muito recorrente em concursos públicos. 

Fonte : http://bettonunes.blogspot.com.br/2011/01/principio-das-gavetas-ou-principio-das.html



1) Se tivermos um grupo de 13 pessoas, então com certeza duas delas fazem aniversário no mesmo mês e se grupo aumentar para 32 pessoas, podemos afirmar também que existem no mínimo duas pessoas que fazem aniversário no mesmo dia.

Solução: Pelo princípio da casa dos pombos, se houvesse mais 13 pessoas do que meses 12 é certo que pelo menos duas pessoas terão nascido no mesmo mês e a explicação é análoga para o dia do mês.

2) Dado um cubo de lado 2 , mostre que ao marcarmos 9 pontos em seu interior, a distância entre pelo menos dois deles é menor ou a raiz de3 .

Solução:
Para cada par de faces opostas desse cubo, tomamos um plano paralelo a essas faces e que passa pelo centro do cubo. Serão [;3;]planos que dividirão esse cubo em [;8;]cubinhos de aresta 1.
Cada um desses cubinhos será uma casa dos pombos e como temos 9 pontos, então pelo menos 2 pontos estarão no interior ou na superfície um cubo de aresta 1. Sendo a maior distância entre dois pontos quaisquer num desses cubinhos igual ao comprimento da diagonal do cubo, ou seja raiz de 3 , temos o resultado desejado.

3) Todos os pontos de um plano são pintados de azul ou vermelho. Prove que podemos encontrar dois pontos da mesma cor que distam exatamente 10 cm .
Solução: Basta imaginarmos um triângulo equilátero de lado igual a 10cm. Como são duas cores (casas) e três pontos (pombos). Pelo princípio da casa dos pombos teremos dois da mesma cor.
Embora este princípio parece simples, mas é através dele que pode demonstrar resultados possivelmente inesperados. Por exemplo, em qualquer grande cidade (digamos com mais de 1 milhão de habitantes) existem pessoas com o mesmo número de fios de cabelo. Para finalizar, apresento a seguir outros problemas que podem ser resolvidos através do princípio da casa dos pombos, cuja solução é deixada como exercício.

1) Quantos estudantes devem ter em uma turma para garantir que pelo menos dois estudantes possuam a mesma nota no exame final, se a nota do exame varia de 0 a 100 ? (As notas são dadas em números inteiros).
2) Mostre que entre um grupo de 5 inteiros (não necessariamente consecutivos) existem dois com o mesmo resto quando divididos por 4 .

3) Seja d um inteiro positivo. Mostre que entre qualquer grupo d+1 de inteiros (não necessariamente consecutivos) existem dois com exatamente o mesmo resto quando divididos por d.

Referência Bibliográfica:

1)Blog Cultura e Lazer
2) Oliveira, Anjolina Grisi de. Princípio da Casa dos Pombos. Centro de Informática, UFPE.
Postado por Prof. Paulo Sérgio às 25.7.09

Por Milena Agostinho


Exemplos de como se trabalhar formas geométricas na educação infantil.

 

Conhecendo formas geométricas na educação infantil: o triângulo.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ampliar seu repertório musical;
• Conhecer uma forma geométrica (triângulo);
• Desenvolver a leitura e a escrita.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula:
Apresente a música “O meu chapéu tem três pontas”:
O MEU CHAPÉU TEM TRÊS PONTAS
TEM TRÊS PONTAS O MEU CHAPÉU
SE NÃO TIVESSE TRÊS PONTAS
NÃO SERIA O MEU CHAPÉU.

Depois de cantarem, ensine as crianças a fazerem a dobradura de um chapéu com jornal ou outro tipo de papel. Enfatize o formato para eles perceberem que realmente o chapéu tem três pontas; assim inicie o trabalho sobre as formas geométricas: explique que aquilo se trata de um triângulo exatamente por ter três pontas (ou lados). Peça para observarem a sala de aula à procura de objetos que possam ter o formato de triângulo.

Segunda aula:
Apresente um cartaz com a letra da música em que estejam faltando algumas palavras, por exemplo:
O MEU ___________ TEM TRÊS PONTAS
TEM ___________ PONTAS O MEU CHAPÉU
SE NÃO TIVESSE TRÊS ___________
NÃO SERIA O MEU CHAPÉU.


Faça fichas com as palavras que faltam (nesse caso CHAPÉU, TRÊS e PONTAS). Explique para os alunos que ali está a letra da música já aprendida só que estão faltando algumas palavras. Pegue as fichas e fixe-as no quadro ao lado do cartaz. Cantem novamente, desta vez passando o dedo embaixo das palavras durante a música (assim eles poderão perceber melhor o som das palavras que faltam). Posteriormente, peça para tentarem encaixar as fichas no cartaz.
Depois de terem completado este momento, entregue folhas com a letra da música escrita da mesma maneira do cartaz e peça que agora completem suas atividades.
Por fim eles podem fazer desenhos relacionados à música.

 
Recursos Complementares
 
• Folhas de jornal ou outro tipo de papel para dobradura;
• Cartaz com a letra da música para realização de atividade;
• Fichas de papel.


Aula idealizada por: Melina Brasil
 
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apreciar formas geométricas em obras de arte; desenvolver o gosto estético; realizar releitura de obra de arte.
Duração das atividades

Três momentos de mais ou menos 20 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para realização desta aula as crianças já deverão ter trabalhado as formas geométricas
Estratégias e recursos da aula
Primeiro momento:
Apresentar obras de arte para as crianças escolher uma para trabalhar. Se o professor estiver trabalhando geometria e desejar trabalhar esta temática, usando como suporte a obra de arte, sua escolha deve ser por obras onde as formas geométricas estejam presentes. Um dos artistas plásticos que trabalha com formas geométricas de forma bastante criativa é Piet Mondrian.



Obra de Mondrian escolhida pelo grupo, disponível no site: http://cealdecote.wordpress.com/2007/12/.
Segundo momento:
Depois de escolhida a obra que será trabalhada pelo grupo, o professor deve estabelecer um dialogo que permita às crianças identificar e nomear as formas presentes na obra. Deverá também discutir que materiais podem ser utilizados para realização da releitura pelas crianças.
O professor deve disponibilizar papel peso 40 pedaços de barbantes, colam e tinta guache. Nas mesas, as crianças poderão colar pedaços de barbantes no papel ainda em branco, criando formas geométricas, como retângulos, quadrados, triângulos (as formas que aparecem na obra escolhida).
Terceiro momento:
No dia seguinte, quando a colagem dos barbantes já estiver seca, as crianças pintarão a tela usando as cores desejadas, como também poderão acrescentar novas formas. O espaço dentro e fora dos limites do barbante servirá como delimitadores das formas nas quais as crianças podem usar cores diferentes. O resultado dessa produção será uma bricolagem (atividade na qual se utiliza e sobrepõe várias técnicas e diferentes materiais para realização do fazer artístico).
Quarto momento:
Depois de realizada a releitura, crianças e professores deverão voltar à roda para discutir as formas presentes em suas produções, as cores e as técnicas utilizadas. Nesse momento, o professor deve combinar com as crianças uma exposição do material produzido, escolher o nome da exposição e decidir que turmas poderão convidar para visitar a exposição. No dia combinado para a exposição, as crianças recebem o grupo de crianças que foi convidado e explica para ele todo o processo por qual passou a releitura da obra de arte escolhida pelo grupo.

Avaliação
Com esta aula é possível avaliar o fazer artístico das crianças, bem como sua capacidade de realizar releituras de obra de arte, atentando para as formas utilizadas pelo artista da obra original.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Objetivos:
• Brincar com os blocos lógicos;
• vivenciar noções básicas de conceitos matemáticos;
• resolver situações problemas com a mediação da professora.

Duração das atividades
 Três momentos com duração de aproximadamente 20 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos prévios: Para realização desta aula é necessário que a professora tenha claro se as crianças compreendem as noções de peso e quantidade para que possam emitir opiniões a respeito dos objetos apresentados em relação a seus atributos: pesado, leve; muito, pouco; grande, pequeno; dentro, fora.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento:
Levar para a roda uma caixa com blocos lógicos e iniciar uma conversa com perguntas como: alguém conhece esse objeto? Qual o nome dele? Qual é a forma da caixa? A caixa está CHEIA ou VAZIA? O que tem DENTRO da caixa?





2º Momento:
Após ouvir as respostas das crianças, oportunizar situações que propiciem a construção de noções de peso, em que a professora vai passando a caixa de mão em mão e perguntando: A caixa está PESADA ou LEVE? Ouvir as crianças e pedir que expliquem porque ela é pesada ou leve.
Apresentar uma caixa menor e colocá-la ao lado da anterior, perguntando: as caixas são IGUAIS ou DIFERENTES? Qual é a caixa GRANDE e a PEQUENA? Em seguida, esvaziar a caixa, colocando o conteúdo em uma caixa menor e ir questionando onde tem MAIS e onde tem MENOS blocos. Embora a criança observe a professora colocando todo o conteúdo da caixa maior para a menor, a tendência desta será responder que na caixa menor há menos objetos, porque as crianças nessa faixa etária associam o peso ao tamanho dos objetos e ainda não têm
construído as noções de reversibilidade.
3º Momento
Em seguida a professora coloca de volta os objetos na caixa maior e pergunta às crianças onde há mais. Ouvir as crianças e fazer anotações quanto a suas maneiras de pensar sobre estes conceitos matemáticos, nesse momento.
Para concluir esta aula, a professora deve disponibilizar o conteúdo das caixas, os blocos lógicos, para que as crianças possam manipular e explorar à vontade, de forma livre.
Avaliação
Com esta atividade é possível avaliar que noções as crianças já têm construídas em relação a peso, quantidade, tamanhas e reversibilidade dos objetos, a forma como exploram os blocos lógicos em atividades livres e a capacidade de resolver situações problemas com a mediação da professora.

 

Aulas idealizadas por: Josélia Soares Nunes dos Santos

 
 
REPRESENTANDO O CORPO COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através do tema sobre o corpo, associado as questões geométricas, as crianças poderão:

  • Vivenciar situações de contagem;
  • Familiarizar-se com as formas geométricas planas (retângulo círculo);
  • Familiarizar-se com as cores primárias;
  • Familiarizar-se com os tamanhos (grande/pequeno)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para se trabalhar a representação do corpo com as formas geométricas, o professor já deverá ter introduzido a temática sobre o corpo, conforme as aulas anteriores. Nesse sentido as crianças já deverão ter noção de quais as partes externas que constituem o seu corpo (cabeça, tronco e membros).

Estratégias e recursos da aula

Já tendo trabalhado noções iniciais sobre a imagem corporal das crianças (as partes externas que constituem o seu corpo e o corpo do outro) o professor traz para a sala de aula, as seguintes figuras geométricas cortadas em papel grande (tipo cartolina) e em cores diferentes:

  • 1 círculo vermelho(para representar a cabeça)
  • 1 retângulo azul maior (para representar o tronco)
  • 4 retângulos amarelos menores (para representar os membros)

Com esse material em mão o professor estabelece o confronto entre as mesmas através de questionamentos, como:

  • Vocês conhecem essas formas?
  • Quem saberia dizer o nome delas?
  • Elas são iguais?
  • Qual a cor delas? E a forma?
  • Qual é o retângulo maior?
  • Qual o retângulo menor?

Depois desse questionamento o professor sugere a representação de um corpo com as formas apresentadas, em um painel fixado na parede:

  • Com o círculo o que podemos representar?
  • Com o retângulo maior o que podemos representar?
  • E com os menores?

Após o corpo ser montado, o professor poderá questionar o grupo se está faltando mais alguma parte do corpo. Podendo também sugerir que as crianças desenhem as partes verbalizadas como: boca, nariz, olhos entre outras.

Depois dessa atividade o professor poderá entregar para cada aluno uma folha de papel em branco  e as formas previamente cortadas, em tamanho menor, com as mesmas cores que foram trabalhadas no quadro, para que cada criança monte o seu próprio boneco.

Avaliação

O professor deverá observar, ao final desta aula, se o seu aluno:

  • Nomeou as partes do seu corpo;
  • Conseguiu quantificar as partes do corpo;
  • Reconheceu as formas geométricas (círculo e retângulo);
  • Distingue os tamanhos (grande e pequeno) e algumas cores;
  • Montou o seu boneco através de colagem com as formas geométricas

 

Aula idealizada por:

DESCREVER OS ATRIBUTOS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS: uma linguagem infantil

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar e nomear figuras geométricas; e identificar linhas.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos de 35 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cor, tamanho e formas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Destacar os atributos necessários das figuras geométricas estudadas.


1º Momento -  O professor mostra as figuras e solicita às crianças que descrevam as peças, apontando as características: cor, forma, tamanha e espessura (de círculos, triângulos, retângulos, quadrados). Ele deverá orientar a atividade de descrever, formulando as perguntas necessárias para ajudar as crianças a fazer a análise da figura evidenciada, como exemplo:

  • Quais são as formas geométricas que vocês estão vendo?
  • Quais são as cores?
  • Quais são os tamanhos?
  • Os blocos têm espessura? O que é espessura?

A partir dessas perguntas, o professor ajuda às crianças a descrever e trabalhar com as características de cada forma geométrica.



2º Momento - O professor orientará as crianças para escolher duas peças dos blocos lógicos para analisar, medir e descrever como são os lados das figuras geométricas escolhidas.

Figura 2 - foto de crianças da turma 4 - na faixa etária de 5 anos.

3º momento -  O professor ajuda às crianças a  analisar a forma de representar as figuras geométricas com as linhas e introduz novos conceitos: linha reta,  verticais,  horizontais;  linhas curvas: fechadas e abertas; abertas para a direita, para a esquerda, para cima e para baixo. Nesse momento faz uso dos seguintes recursos: traçados de linhas diversificadas; cordões e  palitos. A partir do estudo das linhas ajudará as crianças a procurá-las em diversas imagens.

  • Exemplo: procure e aponte as linhas retas e as linhas curvas encontradas na imagem abaixo:



Figura 3 - Imagem como recurso didático.


Avaliação

Avaliar os novos conhecimentos e novas habilidades das crianças. Elas conseguem: identificar triângulos (três lados e três cantos), quadrados (quatro lados iguais e quatro cantos abertos)  círculos (rolam e não tem lados) e identificar as linhas pelos atributos de retas e curvas.

Aula idealizada por: Luciana Lacerda de Castro.

Postada por Jeane Ribeiro.

 


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